Laboratório de Documentoscopia


Documentoscopia

A Documentoscopia é uma disciplina, integrante da Criminalística, que tem por objetivo a verificação da autenticidade dos documentos ou a determinação de sua autoria. O setor de Documentoscopia é responsável pela realização dos exames periciais abaixo relacionados:

Generic placeholder image

Principais Tipos de Exames de Autenticidade Documental

  • Pesquisa de autenticidade ou falsidade documental, total ou parcial: Visa analisar se o documento questionado é totalmente autêntico ou falso, ou se é autêntico ou falso em partes.
  • Pesquisa de integridade documental: Visa analisar se o documento está integro, ou seja, se este não apresenta alguma adulteração.

Generic placeholder image

Principais Tipos de Exames Grafoscópicos

  • Autenticidade Gráfica visa comprovar se a assinatura questionada é produto do punho escritor do titular;
  • Autoria Gráfica visa identificar o autor da assinatura ou manuscrito questionado, cuja falsidade restou configurada.

Generic placeholder image1

Para os exames grafoscópicos é de extrema importância a coleta do material que servirá como padrão, os gráficos de cotejo deverão satisfazer a quatro requisitos básicos:

  • AUTENTICIDADE: aplicada tanto sobre os documentos juntados em processo judiciais como os anexados nos inquéritos policiais, recairá na perfeita qualificação e identificação dos autores dos padrões;
  • ADEQUABILIDADE que se refere à qualidade dos padrões, ou seja, à assinatura com assinatura, rubrica com rubrica, texto com texto, escrita cursiva com escrita cursiva, escrita em letra de fôrma com escrita em letras de fôrma, etc., bem como ao instrumento usado para produzir os padrões, isto é, lápis com lápis, caneta esferográfica (cores iguais para cotejo) com caneta esferográfica, etc.
  • CONTEMPORANIEDADE que se aplica somente à coleta de padrões e não a colheita, ou seja, à apresentação de documentos preexistentes e contemporâneos ao lançamento do grafismo motivo, num limite aproximado de dois anos depois do evento, preferencialmente, não podendo ser desprezados padrões fora desse período;
  • QUANTIDADE refere-se ao volume dos lançamentos-motivos. Quanto maior o número de padrões, mais elementos o Perito terá para realização da perícia.

Generic placeholder image

Voltar para o Topo