Laboratórios de Análises de Drogas


Os Laboratórios de Análise de Drogas, pertencentes às estruturas dos Núcleos de Laboratórios Forenses e vinculados à Gerência Operacional de Toxicologia, são os Laboratórios responsáveis pelos Exames de Constatação de Drogas, Exames Definitivos de Drogas e Exames Químico-Toxicológicos. ATRIBUIÇÕES:

  1. Análise de drogas de acordo com a Lei no 11.343/2006;
  2. Análise de medicamentos de acordo com a Lei no 9.677/1998;
  3. Análise de substâncias em produtos destinados ao consumo de acordo com o Decreto-Lei no 2.848/1940;
  4. Análise de outros vestígios correlatos.

Generic placeholder image

Existem quatro Laboratórios de Análise de Drogas no IPC/PB instalados nos Núcleos de Laboratórios Forenses de João Pessoa, de Guarabira, de Campina Grande e de Patos. Os Exames de Constatação de Drogas e Exames Definitivos de Drogas visam atender a Lei Federal nº 11.343/2006 e tem o objetivo a identificação da natureza química do material apreendido, sendo realizado o primeiro no momento do recebimento da amostra, resguardando-se o tempo necessário para a realização das análises. O segundo Exame, por sua vez, compreende a utilização de técnicas distintas das utilizadas de maneira preliminar, sendo mais específicas, podendo confirmar ou não o resultado obtido preliminarmente.

Generic placeholder image

Os Exames Químico-Toxicológicos são aqueles realizados:

  1. em alimentos com suspeitas de contaminação por praguicidas, medicamentos e/ou drogas de abuso para fins de investigação criminal;M
  2. em líquidos ou outros materiais coletados em local de investigação criminal, pela perícia criminal ou pela investigação, também para pesquisa de praguicidas e/ou medicamentos;
  3. qualquer outro vestígio, coletado em locais de crime, que inclua pesquisas de praguicidas, medicamentos e/ou drogas de abuso.
Generic placeholder image1

Voltar para o Topo